Vencer a crise é uma questão de estratégia

By 23 de maio de 2016 Notícias No Comments

Acordamos, tomamos café e logo somos bombardeados pelos fins dos tempos. Olhamos as redes sociais infestadas por uma indignação universal. Nosso dia segue entre centelhas de otimismo e desastres sociais.

Sejamos pragmáticos, qual é o ganho de incorporar todo esse “pessimismo ou realidade”?

Até certo ponto, o otimismo exacerbado nos impede de enxergar algumas oportunidades importantes. Principalmente quando a nossa vida é invadida pela arte e parece que vivemos constantemente em um episódio de House of Cards.

Crises são ótimas oportunidades para quem pensa grande e não tem medo de inovar.

Nesses cenários os Pequenos e Médios Empresários saem ganhando. Pequenos e com uma bela ideia na cabeça, não precisam de tanto para inovar e criar. Com a internet, de qualquer lugar é possível criar um negócio, investir em algo e segmentar a comunicação. Além disso, a geração de valor em cima de um produto é certeira, porque o feedback do cliente é bem mais rápido. Com isso, o PME ganha força para realizar seus sonhos, colocar em prática seus projetos e acima de tudo não deixar que a crise anunciada prejudique a qualidade de vida nem dele, nem dos familiares.

As empresas são organismos vivos dentro de um mercado em movimento, sendo assim, o PME precisa entender e conhecer o cliente e nada melhor do que a internet para isso. Com o feedback rápido, o empresário poderá saber no que está pecando, se estiver. Poderá saber como melhorar e acima de tudo fará todas as mudanças necessárias.

Nestr âmbito, inovação é a palavra de ordem. A empresa que não tem um processo contínuo de inovação terá um tempo de vida curto. Entenda-se por inovação todo o conceito baseado no que o cliente precisa. Entenda-se por inovação a comunicação utilizada para oferecer o produto. Entenda-se por inovação, a associação das velhas definições de marketings (como os 4 P’s, por exemplo) com as novidades que chegam a cada dia. Entenda-se por inovação, a simplicidade no trato direto com o cliente e prospect e por fim, entenda-se por inovação a transformação de um cliente em um divulgador da marca que compartilhará qualquer serviço ou produto de maneira eficaz, caso goste do que fora apresentado.

Todos esses pontos, corroboram que apesar da crise, ainda temos muitas oportunidades. Basta querer empreender, basta querer arriscar. O medo só nos afasta dos nossos sonhos.

Abaixo, apresento algumas dicas, para quem quer ser um bom empreendedor e conseguir passar bem pela crise:

Assuma as responsabilidades do seu negócio. Grande parte dos empreendedores reclamam da sua empresa e dos seus funcionários como se fossem o cliente.

Tenha um objetivo e uma visão clara. Compartilhe, de maneira equivalente, com todos os seus funcionários, para que eles possam vestir a camisa.

Seja um líder, seja um exemplo na prática, desenvolva a habilidade do feedback.

Assuma riscos, desenvolva pessoas, treine, treine, e depois treine.

Contrate devagar e demita rapidamente.

Pessoas sem comprometimento demita. Sem habilidade e comprometimento demita o mais rápido possível.

Tenha um ritual pela manhã, acorde cedo, pratique exercícios, isso ajudará a ter clareza de pensamentos.

Planeje sua semana seguinte no domingo, revise as tarefas do dia posterior na noite anterior.

Não comece o seu dia pelos e-mails. Comece o seu dias pelos seus principais objetivos que você quer alcançar no seu dia.

Passos para ganhar dinheiro com habilidades organizacionais:

1) Conheça os seus números

  • Financeiros
  • Operacionais
  • Processos – Entenda o que são processos. Eles darão conformidade para o seu negócio.

2) Cultura de Performance

  • Desenvolva líderes
  • Crie times
  • Tenha metas claras e definidas

3) Marketing

  • Conheça o mercado
  • Saiba qual e o seu posicionamento ou valor. Caso não saiba, defina.
  • Produto
  • Conheça antigas e novas estratégias de marketing
  • Comunique-se com o seu cliente.

4) Estratégia

  • Planeje seus movimentos. Em que lugar você vai querer estar em 5 anos. Escreva, envolva os líderes, faça seu planejamento a aja.
  • Tenha um processo de inovação contínuo.
  • Desenvolva processos de tomadas de decisões e estratégias.
  • Recursos são limitados. Entenda o que é prioridade.

Vamos sair da nossa zona de conforto, nós precisamos e nosso país também.

As oportunidades estão ai. Basta estarmos abertos, o que não falta são serviços ruins, empresas soberbas, lentas e ineficientes. Vá pegue o seu espaço e torne-se um grande e faça essa jornada valer a pena.

Crises são cíclicas vem e vão.

 

Fonte: Administradores

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