Toda empresa precisa investir em publicidade?

By 16 de março de 2015 Notícias No Comments

Como o objetivo de toda empresa é vender seus produtos e serviços, quanto mais conhecida, melhor. E dificilmente se alcança este objetivo sem o uso de algum tipo de divulgação. Sem divulgação, a empresa simplesmente não aparece no mercado. E os consumidores em potencial apenas se transformarão em clientes depois de conhecerem o que a empresa tem efetivamente a oferecer.

Um bom trabalho de divulgação é estar na mente dos consumidores quando precisarem de um determinado produto ou serviço. Empresas que não investem em publicidade podem cair no esquecimento ou até mesmo gastar fortunas em tentativas e erros.

O auxílio de um profissional da área é essencial neste processo, pois uma divulgação eficiente requer conhecimentos específicos sobre o cliente, a escolha certa das mídias e a busca pela melhor relação custo x benefício, visando atingir o público-alvo desejado com a maior precisão possível.

Investir em publicidade e em marketing é mais do que obrigatório para a saúde de toda e qualquer empresa, e através de tais investimentos espera-se um retorno igual ou maior do que se foi investido.

Em suma, este é um trabalho que serve para auxiliar as empresas a se posicionarem corretamente no mercado, conquistarem novos clientes, e estarem atentas ao mercado, concorrência e mídia.

As melhores e mais utilizadas mídias externas

Outdoor
Sem dúvida esta é uma das mídias que gera o maior impacto visual, garantindo enorme visibilidade para os produtos e serviços ofertados. Vantagens de utilizar esta mídia:
• Flexibilidade para trocas semanais;
• Permite apliques e valoriza a criatividade;
• Estimula as vendas impactando o cliente próximo ao ponto de consumo;
• “Mídia Básica” para lançamentos;
• Frequência “inerente” – o anúncio é visto várias vezes.

Busdoor

Pesquisas recentes comprovam que o ônibus constitui uma das mídias mais eficientes entre as existentes no mercado publicitário, oferecendo índices de recall (lembrança) superiores até mesmo aos da TV, a um custo menor.

Vantagens de utilizar esta mídia:

  • No Busdoor a publicidade é feita no vidro traseiro do ônibus, região de grande visibilidade;
  • Atinge um público pré-determinado, escolhido a partir das linhas de ônibus, possibilitando a veiculação em pontos estratégicos;
  • Apresenta a melhor relação custo X benefício entre as mídias externas, além de ser dinâmica na exposição das mensagens e ter uma penetração muito maior;
  • Pesquisas estimam 25 impactos a cada quilômetro rodado;
  • Cada ônibus roda, em média, 300 km/dia, o que dá 7.500 impactos/dia;
  • O custo de produção diluído pelo período de veiculação é menor do que o de qualquer outra mídia;
  • A veiculação é contínua. Por um único custo tem-se uma veiculação linear no mínimo por 30 dias.

Taxidoor

A publicidade no vidro traseiro do taxi é feita de uma película micro-perfurada que permite ao motorista ter visibilidade de dentro para fora do veículo. Perfeita para atingir outros motoristas no trânsito.

Vantagens de utilizar esta mídia:

  • A marca fica exposta por várias horas;
  • Percorre um grande número de quilômetros diários;
  • Além de ter um ótimo recall entre as mídias exteriores, o táxi é a que apresenta o melhor custo por mil (CPM);
  • Um único táxi é capaz de fazer com que 1.092 pessoas lembrem-se da marca em um único dia. Em um mês cada táxi faz com que 27.300 pessoas lembrem-se da marca;
  • Cada taxi transporta em média 12 pessoas por dia em 8 corridas. No mês são 360 pessoas transportadas em 240 corridas;
  • Cada táxi circula 150 quilômetros por dia e 4.500 quilômetros por mês.

Front-light

Assim como o outdoor, o front-light também é uma mídia de alto impacto, dada sua dimensão, sendo que a grande diferença é que diferentemente do outdoor, esta mídia garante total visibilidade da campanha de dia e de noite, ou seja, o dia inteiro. Isto é possível devido às luzes projetoras que ficam abaixo do cartaz, acesas ao escurecer.

Vantagens de utilizar esta mídia:

  • Imprescindível como suporte institucional;
  • Alta qualidade de impressão;
  • Permite colagens sequenciais;
  • Alto impacto e visibilidade de dia e noite;
  • Prolonga a continuidade da essência da comunicação.

Banca de jornal

A banca de jornal é, na verdade, um outdoor plantado em locais privilegiados das cidades. Elas formam um universo de cerca de 25 mil pontos-de-venda distribuídos de maneira mais “democrática” pelo território nacional. De olho no potencial desse mercado, a parte traseira das bancas servem como espaço para veiculação de campanhas publicitárias, atingindo tanto pedestres quanto motoristas.

Vantagens de utilizar esta mídia:

  • Permite apliques e valoriza a criatividade;
  • Estimula as vendas impactando o cliente próximo ao ponto de consumo;
  • Frequência “inerente” – o anúncio é visto várias vezes;
  • Pontos privilegiados que atingem tanto motoristas quanto pedestres.

 

Fonte: Market Designer

Leave a Reply