Como construir uma marca de sucesso | Agência Camargo – Agência de Publicidade e Propaganda em Maringá – Paraná

Como construir uma marca de sucesso

By 7 de julho de 2017 Notícias No Comments

Uma marca de sucesso é aquela que é reconhecida pelo seu público-alvo e pelo mercado como um todo. Uma marca engloba muitas características, como a qualidade do produto, o design, a inovação no mercado, valor de produto e imagem associada à marca. No entanto, construir uma marca de sucesso é um desafio enorme, que depende de muito planejamento estratégico e trabalho de alto nível.

Mas, vale dizer aqui, que qualquer empresa e empreendedor, independente do tamanho do seu negócio, pode criar a sua própria marca de sucesso. Afinal, o sucesso não deve ser medido apenas pelo faturamento ou pelo lucro e, também, pelo valor agregado perante seu público e potenciais clientes. Para construir sua marca de sucesso, é preciso pensar grande desde o primeiro processo até o lançamento do produto ou serviço. Se algo não estiver bom, é necessário aperfeiçoar até estar nas melhores condições. A atenção aos detalhes é o que fará sua marca ganhar uma identidade positiva.

Alguns conceitos para construir a sua marca de sucesso.

1. Imagem

O primeiro item é muito importante. A imagem visual da sua marca é o primeiro contato que o público e o mercado terão com você. Por isso, é preciso trabalhar em um logotipo único, que, de certa forma, caracterize os seus valores. Não é um trabalho simples, já que o trabalho de design e tipografia deve ser detalhado para ser algo único, diferente de outras marcas de sucesso que já estão no mercado. O objetivo aqui é que sua empresa e produto sejam lembrados assim que o consumidor ver a marca.

2. Trabalho constante

Sua marca não atingirá o sucesso da noite para o dia. É preciso paciência e trabalho constante. Muitas marcas demoraram anos e, até mesmo, décadas para atingir o sucesso que têm hoje. Em muitos casos, os empresários acham que estão no caminho errado e mudam radicalmente a sua estratégia e plano de negócio. No entanto, é importante fazer uma avaliação minuciosa para saber quais ações devem ser mantidas e o que deve ser aperfeiçoado. Acima de tudo, é preciso lembrar-se sempre de qual é a sua identidade, quais são os seus valores, sua visão e missão como marca. Assim, o sucesso é questão de tempo.

3. Comunicação eficaz

Toda marca de sucesso tem uma excelente comunicação, principalmente com o seu público. Esse ponto é importantíssimo para vários fatores: publicidade, atendimento e clareza de informações acerca do produto são alguns deles. Hoje em dia, com o avanço das mídias sociais, as empresas devem estar ligadas a essas ferramentas, uma vez que elas são usadas diariamente e milhões de pessoas têm acesso. O mesmo vale para a publicidade. Mas, o mais importante, seja qual for o meio que está sendo utilizado, é adequar a sua linguagem para que seja a cara da sua marca. Ela deve estar de acordo com a sua visão e com os seus valores, além de dialogarem com os seus consumidores e potenciais clientes.

4. Tenha orgulho de contar a sua história

Para que os seus clientes possam confiar na sua marca, eles precisam, geralmente, se identificar com ela. Assim, a sua história deve ser algo motivador e, principalmente, verdadeiro. Uma história de sucesso é construída por anos e devido a grandes experiências, positivas ou mesmo negativas. Não tente esconder os seus fracassos, pois eles foram fundamentais para que você esteja onde está agora.

5. Conheça o seu público

Todo produto ou serviço criado é feito para alguém. Uma marca de sucesso conhece o seu público-alvo. É este conhecimento dos seus consumidores que fará com que você determine qual será a sua estratégia e ação, qual linguagem utilizará, quais são os padrões de qualidade, qual é o preço que pode ser cobrado, entre tantas outras coisas. É o seu público que irá fazer da sua marca, uma marca de sucesso. Conhecê-lo e atendê-lo bem é essencial para alcançar o seu objetivo.

6. Posicione-se no mercado

Assim como conhecer os seus consumidores é essencial, você também deve saber em qual mercado está inserido e que parte pretende ocupar com o seu produto ou serviço. É importante conhecer os seus concorrentes e os seus produtos para saber como se posicionar. As perspectivas de cada um podem ser diferentes, mesmo com produtos concorrentes, dessa forma, você pode encontrar uma brecha para conquistar o público que deseja.

7. Produto de alto nível

Tudo o que você coloca no mercado deve ser de alto nível de qualidade. Marca, design, comunicação, atendimento ao cliente, mas, especialmente, o seu produto ou serviço deve ser o melhor que o cliente pode adquirir. De nada adianta todo um plano de negócio se você não oferecer o que o seu consumidor quer. Por isso, tenha cuidado com o seu produto, acompanhe todo o processo até o momento em que o cliente está com o produto em mãos. É porque as pessoas gostam de seu produto que a sua marca será reconhecida como uma marca de sucesso.

 

Fonte: Egestor

http://blog.egestor.com.br/como-construir-uma-marca-de-sucesso/

Leave a Reply