A-Commerce: o comércio automatizado e as vendas

By 30 de Abril de 2018 Notícias No Comments

Os A-commerces já estão se revelando pelo mundo, nada mais é do que lojas que funcionam sem que fosse necessário vendedor. Por exemplo: para entrar na loja os usuários escaneiam seus smartphones na porta, escolhem o que desejam e vão embora. A conta é recebida pelo telefone.

Ou seja, prospecção, negociação, venda, entrega e outros processos já começaram a ser automatizados por meio de algoritmos inteligentes. E não, isso não significa tornar todos os processos de venda robóticos e impessoais. Assistentes pessoais alimentados por AI são a grande onda e o grande desafio do desenvolvimento dessa tecnologia.

O que isso significa para o comércio?

Que o nosso jeito de comprar e vender está mudando fica bastante claro, mas qual o real impacto disso para as lojas e para o consumidor? Quando as pessoas começam a buscar por ferramentas que automatizam aspectos de suas preferências e comportamentos, novas expectativas vão se formando em torno do comércio.

A compra acaba mudando de forma a se tornar cada vez mais direcionada, sem precisar passar por um oceano de opções antes de chegar naquilo que nos agrada. Programas de recomendações e cross selling baseado em vendas anteriores são mais frequentes e bem recebidos pelo público.

No final, essa tendência é sobre uma mudança que se torna cada vez mais profunda: a cada dia que passa, estaremos vendendo para algoritmos assim como para seres humanos. As implicações disso estarão refletidas em estratégias de precificação, marketing, atendimento e muito mais.

Os chatbots inteligentes foram só o primeiro reflexo e, talvez, o mais acessível no momento para pequenas lojas, da automação se tornando maioria. Os próximos impactos vamos descobrindo aos poucos, mas uma coisa já é certa: é preciso separar desde já um orçamento para tecnologia.

 

Fonte: Adriano Meirinho — CMO e co-fundador do Celcoin. Executivo de Marketing com MBA em Administração de Negócios do Varejo pela FIA-USP e certificação em Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL).

 

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