6 ferramentas para facilitar o gerenciamento das redes sociais

By 22 de fevereiro de 2016 Notícias No Comments

Gerenciar as redes sociais é uma tarefa trabalhosa e requer muita dedicação. Atualizar múltiplas plataformas, publicar conteúdo original, desenvolver um planejamento que gere leads, engajamento e receita não é nada fácil. No entanto, estudos mostram que o social media marketing funciona e já tornou-se uma necessidade comum a qualquer empresa.
Confira algumas dicas de como facilitar o trabalho nas redes sociais:
Escolha suas plataformas 
Não há necessidade de as empresas se manterem ativas em todas as redes sociais. O ideal é selecionar algumas e focar somente nelas. Companhias iniciantes devem estar presentes nas “Big 4”: Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn. Dependendo do público-alvo, as marcas também podem considerar o Pinterest e Instagram. Depois de se consolidar nessas plataformas, é possível investir em outras mais específicas, como Tumblr e StumbleUpon.
Dedique-se às redes sociais
Muitos proprietários de pequenos negócios focam no número de seguidores ou de compartilhamentos. Apenas um em cada três profissionais de marketing afirmam que são capazes de mensurar o ROI das suas atividades nas redes sociais. Primeiramente, a empresa deve definir quais são as suas metas. É importante agendar publicações e apostar em “dias tematizados”, assim a audiência já sabe que tipo de conteúdo esperar de acordo com o dia da semana.
Dedicar apenas 6 horas por semana às redes sociais pode gerar leads. Segundo a pesquisa 2014 Social Media Marketing Industry Report, da Social Media Examiner, mais de 64% dos profissionais de marketing utilizam essa mesma quantidade de tempo . Destes, mais de 84% observaram um crescimento no tráfego devido a essas horas investidas.
Abaixo estão 6 ferramentas para tornar o gerenciamento das redes sociais fácil e simples:

  1. Terceirização
    Às vezes, a empresa não tem tempo, vontade ou energia para gerenciar múltiplos perfis. Em um mundo ideal, deveria haver uma equipe dedicada apenas às redes sociais, mas contratar profissionais para essa tarefa pode ser caro. Para pequenos negócios, uma possível solução é terceirizar.
  2. Agendamento
    Alguma ferramentas populares para agendamento são IFTTT e Buffer. Mas não importa a qualidade do conteúdo se ele for publicado nos momentos errados. Para analisar quais são as melhores horas para postagem, as empresas podem utilizar o Tweriod. Ao acessar a ferramenta com a seu perfil do Twitter, os usuários recebem, via DM, um relatório com base em seus seguidores. A versão gratuita é capaz de analisar até 1 mil seguidores.
  3. Gerenciamento
    Ferramentas como Hootsuite e Sendible funcionam bem para pequenas e médias empresas. No caso de negócios B2B com uma grande quantidade de conteúdo a ser distribuído, a melhor opção é o Oktopost, capaz de monitorar páginas e grupos no LinkedIn também. O foco dessa ferramenta é determinar qual canal gera maior ROI. Ela é integrada ao Marketo e à Salesforce também. A versão teste dura 30 dias e os valores dos planos variam de US$ 9 a US$ 249 mensais para múltiplos usuários.
  4. Curadoria de conteúdo
    A ferramenta Swayydiz o que compartilhar com a audiência no Facebook, Twitter e LinkedIn. Ao compartilhar um conteúdo, é possível visualizar dados de analytics dentro do próprio app (retuítes, menções, seguidores, compartilhamentos, etc). É serviço é gratuito com apenas um dashboard.
  5. Conteúdo visual
    Social evoluiu para visual social. Recentemente, o Twitter apresentou uma atualização que permite imagens maiores. Segundo estudo da Buffer, imagens podem aumentar a taxa de retuítes em 150%. A Compfight é uma ferramenta que realiza a busca por fontes de imagens. Ela permite pesquisar emoções, objetos, conceitos e selecionar uma figura que melhor represente o conteúdo. Além disso, ela fornece um código HTML para dar atribuição ao proprietário.
  6. Reputação online
    Topsy é uma ferramenta de busca em redes sociais que monitora o que está sendo falado sobre a marca. Basta inserir palavras-chave (nome da empresa, concorrentes, nome do proprietário) e o serviço vai procurar links, tuítes, fotos, vídeos e qualquer influenciador que tenha mencionado a companhia. É possível ordenar os resultados por relevância ou data.

Fonte> Proxxima

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