3 Dicas que vão otimizar a Gestão da Presença Digital da sua Empresa

By 11 de julho de 2016 Notícias No Comments

É inegável a importância dos canais digitais para qualquer tipo de negócio hoje em dia. Mas, se a sua empresa já possui presença digital você deve saber muito bem que estar bem posicionado na Internet para poder gerar resultados efetivos não é tarefa fácil. Assim como qualquer estratégia de marketing que façamos, gerenciar a presença digital de uma empresa requer tempo, dedicação, investimento e objetivos concisos.
Uma das maiores dores que percebo em empreendedores e gestores – por meio de conversas com clientes e com o mercado – quando o assunto é marketing digital, é encontrar soluções que permitam que eles ou a equipe responsável possam automatizar mais os processos que envolvem a gestão da presença digital de suas empresas.
Nestes 10 anos que trabalho com marketing e Internet, estou sempre em busca de ferramentas online e soluções que vão otimizar a gestão da presença digital de meus clientes e de formas de eles possuírem mais resultados, com menor tempo e investimento possível. E eu tenho uma boa notícia: existem muitas ferramentas que são capazes de auxiliar você ou sua equipe. Mas, antes de te contar sobre 3 ferramentas que eu mais uso, vou compartilhar 3 dicas que vão te ajudar a otimizar a sua gestão de presença digital:
1) Planejamento e Objetivos
Quais são os canais digitais em que a sua empresa está presente hoje? Quais deles você realmente tem o comprometimento de atualização e objetivos definidos do porquê você está fazendo isso?
Muitas empresas acabam se perdendo nos diversos canais que criam (redes sociais, blog, site, listas de e-mails… a lista é enorme) e como um dos recursos mais escassos nas empresas, principalmente nos pequenos negócios, é o tempo, falta este precioso bem para gerenciar tudo que você planejou.
Por isso, é preciso definir exatamente quais são os canais mais estratégicos para o seu negócio hoje e os seus objetivos com isso. Um dos maiores problemas que presenciei (e ainda presencio) que impedem os negócios de encontrarem seus próprios caminhos de resultado na Internet é a falta de um objetivo claro. Não dedique nem um segundo do seu tempo ou um centavo da sua empresa sem antes estabelecer qual é realmente seu OBJETIVO de estar na Internet e o que você quer atingir com esta ação:
Você quer vender pela Internet?
Você quer ter presença de marca pela Internet?
Você quer se relacionar com seus consumidores?
Você quer aumentar sua autoridade através da Internet?
Você quer conseguir mais clientes para seu negócio?
Você quer rejuvenescer sua marca estando presente em redes sociais para o público jovem?
Os objetivos são inúmeros e podem ser uma combinação do que deseja para você e como a Internet pode ajudar a chegar nestes objetivos. Depois de definidos os objetivos é hora de traçar uma Meta para cada um deles.
Quero alcançar X novos clientes com a Internet em Y meses.
Quero alcançar X seguidores que são realmente meu público-alvo em Y meses, na rede social Z.
Quero que meu e-commerce tenha um faturamento de X reais em Y meses.
Quero envolver um público de X pessoas se relacionando com minha marca através do meu blog.
Agora, você está pronto para planejar a sua presença digital e executar este planejamento rumo à realização de suas metas!
Encare a sua presença nos canais digitais como algo realmente sério. Isso é parte do seu mix de marketing e precisa de estratégia, execução e comprometimento para ter resultados.
2) Organização dos conteúdos dos seus canais
Neste momento você já sabe quais são os canais certos para o seu negócio e a quantidade de conteúdos que você irá ter em cada um deles. Uma dica simples que vai otimizar a gestão do seu tempo é organizar o tema destes conteúdos mensalmente independente se é você, sua equipe ou uma agência quem faz os conteúdos para você.
E, como fazer isso?
No final do mês anterior (sugiro entre os dias 15 e 20), reúna sua equipe para definirem quais vão ser os assuntos, ou seja, as pautas, que vão abordar em todos seus canais online no próximo mês. Antes da reunião, já tenha em mãos quais foram os conteúdos de maior sucesso neste mês corrente e ideias que podem vir dos seus seguidores e clientes.
Após a definição da pauta de todos os dias do próximo mês e de todos os canais, você irá trabalhar a produção dos conteúdos para ter pelo menos uma semana de conteúdos finalizados e agendados. Assim, você não precisa se preocupar se “entrou post hoje” no Facebook, que esqueceu do post do Instagram ou mesmo que não enviou aquele e-mail para a sua lista super importante.
Preferencialmente, opte por ter quinze dias de conteúdos prontos e organizados. Vai por mim, isso economiza muito tempo e otimiza os processos de quem está com a mão na massa. Além disso, te proporciona um maior tempo para avaliar o que está publicando e ter ideias novas para conteúdos adicionais.
3) Use tecnologia para organizar seus arquivos
A tecnologia está aí para te ajudar! Como eu comentei, o que eu sempre busco é encontrar novas ferramentas online que vão ajudar empreendedores a ter mais resultados e uma gestão mais enxuta de seus negócios. Ao gerenciar sua presença digital você pode usar bastante os recursos disponíveis e aplicativos para organizar os arquivos que envolvem toda esta gestão. Isso é muito útil, principalmente quando se tem mais de uma pessoa responsável pelo processo.
No passado, já tive muitos problemas quando o assunto era gerenciar os arquivos que eu e a equipe precisávamos usar. Já teve caso em que tive que fazer uma troca de post no final de semana à noite e o arquivo ter ficado na empresa, causando o maior transtorno. Não passo por isso há muitos anos, porque estou sempre com ferramentas que me auxiliam nesta gestão, mas se este não é o seu caso, comece a se atentar para elas.
Uma das mais importantes para mim hoje, é o Dropbox. Este é um serviço para armazenamento e compartilhamento de arquivos, definido como “computação em nuvem” (“cloud computing”). Ou seja, ele mantém os arquivos salvos na web (em um servidor), o que torna o armazenamento e acesso aos seus arquivos do computador e celular muito mais seguro e prático. É possível começar utilizando a versão gratuita da ferramenta.
Minha sugestão é você criar uma conta para sua empresa e instalar o programa nos computadores de quem trabalha com seu marketing online. Assim, vocês conseguem reunir e organizar os arquivos ali dentro de uma maneira bem fácil e se você precisar de um post às 03h de um sábado, por exemplo, você pode acessar o Dropbox de qualquer lugar que estiver e pronto! Acabaram-se as brigas e acusações para aquela pessoa que deixou de salvar um arquivo importante que deveria. Ah, só lembre sempre a sua equipe de manter as pastas no Dropbox bem organizadas.
E, você? O que faz nesta gestão para economizar tempo?

 

 

*Guest-post produzido por Mariana Veiga, sócia do Sucesso Lab, uma empresa que tem como missão ajudar empresários a terem negócios enxutos através de soluções de marketing e gestão de negócios.

Fonte: Runrun

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